20111014

POINFO/MN # CAPÍTULO 2

CAPÍTULO 2

No nosso primeiro contato eu comentei que adoecemos por bobagens.
Se não consegui convencê- los, ao menos, tentei!
Agora, faço-lhes uma pergunta:

De onde vêm as doenças e como elas aparecem
no cenário das nossas vidas?

A primeira coisa que precisamos colocar no nosso “piloto automático” é o entendimento de que doença nenhuma aparece por acaso. Nada cai de pára-quedas no nosso quintal, assim, do éter. O segundo conceito importante é que o corpo só pode ser curado se dermos tempo para que ele possa desempenhar o seu ardoroso trabalho de restaurar o equilíbrio perdido e de nos manter vivos.

Se temos sintomas que nos incomodam, é evidente, isso é sinal
de que alguma coisa não vai bem com o nosso organismo.

Com raríssimas exceções, o corpo sempre vai nos avisar quando algo vai mal.

É claro, existem as doenças silenciosas ou como dizem
os antigos orientais, na tradução do ideograma chinês,
doenças que nos rondam calçando sandálias de veludo.

Mas, o que acontece quando temos sintomas? Qual é a nossa postura diante do problema? Aceitamos passivamente os ditames do capitalismo selvagem, nos dirigimos como “ovelhinhas incautas” para o balcão da primeira drogaria que nos aparece pela frente e pedimos, como o médico mais competente e certeiro desse mundo: “Me dá” um Doril, um Engov, uma Neosaldina, um Estomazil, um remédio para baixar a pressão, um Complexo de Vitaminas, um... uma...

Vou contar uma estória para você. Infelizmente, verídica.

Um sujeito estava muito bem, até que um dia, andando pela rua, começou a sentir tonturas. Como morava num certo país abarrotado de gente inteligente, muito competente, que sabe das coisas e onde as estatísticas apontavam 1000 médicos para cada mil habitantes, foi “assistido” por um transeunte-médico, interessado e altruísta que lhe disse, sem pestanejar: “O senhor tem pressão alta. Comigo também acontece isso, e eu tenho pressão alta. Eu tomo um ‘Pressionêitor aliviêitor’ e fico ‘bão’ na hora”. Profundamente agradecido o nosso personagem despediu-se do benemérito cidadão e rumou, sem mais delongas, para a farmácia. Atendido por um balconista muito simpático e solícito, pediu o remédio e um copo com água para resolver o problema ali mesmo, no ato. Pedido acatado. Não mais que 10 minutos depois estava o nosso amigo na presença de Nosso Senhor, confessando os seus pecados para ganhar o visto de entrada. O homem tinha HIPOtensão ou pressão abaixo de 9,0, que assim como a HIPERtensão, apresenta a tontura como sintoma. Com o “santo remédio”, obvio, caiu pelas tabelas.
                                                        
                                                          
Outra coisa importante para saber, falando em composto vitamínico

É muito fácil encontrar essa panacéia “perigosa” nas gôndolas, não só da farmácia, mas também, do supermercado e já vi, até, nas lojas de conveniência de postos de combustíveis. A briga nas prateleiras é “de foice”! Tem de tudo que é marca. Até o “Compozêitor Vitaminêitor” das Organizações Tabajara, você encontra. Como podem, em sã consciência, ir empurrando vitaminas por aí, nessa gente, à torto e à direita como fazem? Pois é, este é o nosso "Brasilzão" do pode tudo! Que barbaridade! A administração exagerada de vitaminas pode  causar e, até mesmo, agravar doenças importantes. Você toma, mas será que você tem carência desta ou daquela vitamina? Você fez algum exame pra saber, ou achou a embalagem bonitinha e . . .  mandou  ver ?

A hipervitaminose da vitamina A
Induz ao aparecimento de lesões graves no fígado, dores ósseas por todo
o corpo,
em especial nas articulações, à cefaléias, edemas e hemorragias.

A hipervitaminose da Vitamina B1
Provoca o aparecimento de convulsões e alterações na freqüência respiratória.

A hipervitaminose da Vitamina B12
Resulta em reações alérgicas, choque anafilático e a lesões graves no fígado.

Nada, nenhuma cápsula, pílula, tablete, líquido ou pó, ingeridos de modo
continuado e indefinido, pode substituir uma dieta saudável.


Isto é uma “lei natural”


oOo

Nenhum comentário:

Postar um comentário